A Secretaria Estadual de Saúde atualizou os dados da Dengue em Votuporanga. O município segue mostrando péssima reação no combate à doença e superou a marca de 11 mil casos positivos de dengue em 2024. Votuporanga inda lidera entre os 144 municípios da região noroeste paulista com 13 mortes registradas em decorrência da doença.
Faltando ainda praticamente um mês para o encerramento do ano, o mosquito transmissor da dengue segue fazendo o que quer no município. Segundo a última atualização no portal dengue.saude.sp.gov.br, Votuporanga contabiliza 11.069 casos confirmados de dengue em 2024.
Votuporanga apresenta desde o dia 1º de janeiro de 2024 o total de 17.940 notificações, com 566 em investigação (casos notificados como suspeitos, aguardando resultado de exame laboratorial comprobatório ou classificação por critério clínico-epidemiológico).
Dos casos confirmados, 10.801 são notificações que efetivamente foram, por meio de exames diagnósticos ou critério clínico-epidemiológico, confirmados como Dengue comum. Outros 238 são de Dengue “com sinal de alarme”, ou seja, todo caso que, no cessar da febre apresente algum sintoma como: dor abdominal, vomito, sangramento de mucosas entre outros. Ainda segundo a Secretaria de Saúde do Estado, Votuporanga apresenta também 30 casos de dengue grave, que corresponde a todo caso de dengue que apresente pelo menos umas das condições: choque ou desconforto respiratório, sangramento grave ou comprometimento grave de órgãos.
Já sobre as mortes, Votuporanga tem 13 óbitos em decorrência da doença confirmados. A Secretaria de Saúde de Votuporanga confirmou no dia 4 deste mês o último óbito por dengue no município. A vítima é uma mulher de 26 anos, moradora do bairro Pozzobon, cuja morte foi registrada em 3 de outubro.