Saúde

Palestra sobre "Sinais de alerta para o câncer infantil" é realizada em Votuporanga



O curso de Medicina da Unifev realizou, segunda-feira (9/12), palestra sobre “Sinais de alerta para o câncer infantil”. A capacitação, direcionada a estudantes, professores e profissionais de saúde da atenção primária, ocorreu no Auditório do Câmpus Centro, às 13h30.

A palestrante convidada foi a médica Dra. Nayana Flavia Fante Wenher, oncologista pediátrica do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto, que enfatizou a urgência do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, para garantir tratamentos eficazes e salvar vidas. “É fundamental diagnosticar o mais cedo possível para aumentar as chances de cura dessas crianças e adolescentes”, acrescentou.

A especialista alertou que os pais devem ficar atentos a sinais que podem ajudar a identificar a doença. “Os principais são febre persistente, manchas roxas no corpo, gânglios palpáveis, que são os carocinhos que os pais sempre visualizam, dores ósseas, apatia e perda de interesse em brincar. Ao perceber esses sintomas, é fundamental procurar um médico para avaliação, para descobrir o diagnóstico o mais rápido possível”, orientou.

A docente do curso de Medicina, Profa. Ma. Marlene Chinelato, ressaltou a necessidade de preparar os alunos e os profissionais da saúde da atenção primária para identificar precocemente os sinais que podem indicar a presença de câncer. “Quanto mais cedo for diagnosticado, maior as chances de sucesso no tratamento”, encerrou.

 

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Saúde