Polícia

Casal é preso suspeito de extorquir empresários com divulgação de notícias falsas nas redes sociais



Um casal foi preso nesta terça-feira (1°) em São José do Rio Preto (SP) suspeito de extorquir empresários com divulgação de notícias falsas nas redes sociais. Os bens dos suspeitos foram bloqueados para ressarcir as vítimas.

Segundo a Polícia Civil de Fernandópolis (SP), responsável pela operação, o casal se ocultava nas redes sociais para divulgar notícias falsas e usava as informações para chantagear as vítimas. O prejuízo estimado pela polícia é de mais de R$ 100 mil.

O delegado responsável pela investigação, Everson Contelli, informou que cinco vítimas que denunciaram o crime à polícia, sendo a maioria de Fernandópolis. Uma delas teve o prejuízo de R$ 15 mil.

Ainda conforme a polícia, o casal operava com uma progressão das extorsões:

 

  • Exigia dinheiro para não perturbar as vítimas com nota em veículos digitais de notícias;
  • Exigia dinheiro para não divulgar falsas notícias - que impactam empresas e reputações;
  • Exigia dinheiro, ameaçando atingir os familiares da vítima, a exemplo de ameaças aos filhos, como ocorreu contra uma das vítimas que procurou a polícia.

 

Após publicar uma primeira notícia inverídica ou de ódio, o grupo procurava a vítima e seus familiares para exigir dinheiro para cessar as divulgações. Os perfis dos suspeitos nas redes sociais foram bloqueados.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Polícia