Em nenhum ano a Dengue matou mais em Votuporanga que em 2024. Em nenhum período foram tantos casos positivos acumulados. A cidade, com população estimada em 100 mil habitantes, termina dezembro em luto e com seus moradores preocupados por ver o município ocupar a mórbida posição de recordista em óbitos provocados pela doença entre todos da região Noroeste Paulista, deixando para trás cidades maiores como Rio Preto e Araçatuba.
Segundo números atualizados pela Secretaria Estadual da Saúde, Votuporanga contabiliza de 1º de janeiro a 30 de dezembro de 2024 o total de 11.504 casos positivos. Também acumula 14 registros de óbitos, algo nunca visto. A última vítima em decorrência da doença é uma idosa de 87 anos que morava no bairro Votuporanga 1. Ela morreu no dia 16 de dezembro. Ainda encerra o ano com 411 suspeitos de Dengue e 16 casos confirmados de Chikungunya.
No total, até a última atualização desta reportagem, o Noroeste Paulista registra 108 mortes pela doença e 95.324 casos. Na região, 45 cidades confirmaram mortes causadas pela dengue no ano.
Prevenção
A Vigilância Ambiental orienta a população a deixar os quintais sempre limpos; verificar recipientes como garrafas, pratos de vasos de plantas e sacolas plásticas que podem acumular água; limpar calhas; tampar caixas d'água e utilizar produtos como detergente e sabão em pó diluídos em água nos ralos internos e externos, para evitar a proliferação do vetor. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais frequentemente com água, bucha e sabão.
Evolução Preocupante
A letalidade da Dengue em Votuporanga é confirmada por uma pesquisa feita com os boletins epidemiológicos levantados que foram divulgados à imprensa pelo Poder Executivo das últimas gestões, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desde o ano de 2011. De lá para cá muita coisa mudou, mas o aumento do perigo da Dengue apenas evoluiu. (Veja o quadro)